quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Categorias de perguntas no contexto na sala de aula.

Os alunos na sala de aula têm necessidades, embora não tenham uma consciência clara delas e não as expressem, e até presumam não tê-las. Sabemos que nós professores seremos eficazes na medida em que levarmos em conta essas necessidades. As condutas do professor são em boa medida condutas verbais (o que comunica aos alunos e como comunica) não verbais(gestos, sorrisos,olhares)e é claro são também condutas em um sentido mais próprio(o que faz e organiza).
Na nossa realidade em sala de aula, convivemos com alunos que têm um conhecimento prévio do assunto abordado, outros não, onde estes precisam está a todo instante, sendo aguçados para tal, tudo isso devido ao seu ambiente familiar. Para que isto aconteça, selecionamos perguntas organizacionais para recordarem fatos, disciplinares, chamar atenção de alunos dispersos, perguntas individualizadas, desafiadoras e exploratórias.
Temos consciência que os alunos devem sentir-se livres para errar e aprender com seus erros. O sentir-se livres se traduz aqui por ausência de medo, de angústia. Aprender com os próprios erros é importante para o crescimento pessoal, seja emocional, social e cognitivo. O ambiente de segurança, de paz, de confiança é necessário para aprender e internalizar o que se o que se vai aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário